9 de ago. de 2011

Estados Unidos - Crescimento da cerveja artesanal, um exemplo a seguir.

Os Estados Unidos realmente se tornaram um exemplo em matéria de cerveja artesanal.

As vendas de cerveja artesanal nos EUA cresceram em 15% na primeira metade de 2011, representando o que, acredita-se, seja um número recorde para uma indústria que está ocupando um lugar cada vez maior na economia norteamericana, segundo a Brewers Association divulgou na segunda-feira, 09 de agosto.

A elevação de vendas e produção, chegou em um momento em que as vendas de cerveja em geral caíram aproximadamente 0,9% nos últimos seis meses, disse Julia Herz, a diretora do programa de cerveja artesanal da Brewers Association.

Esses números de 2011 vêm de um aumento de vendas visto ano após ano, com crescimento de 12% na primeira metade de 2010 e 9% nos primeiros seis meses de 2009.

O número de cervejarias nos Estados Unidos - 97,2% das quais são cervejarias artesanais - também cresceu em 10,2%, para um número total de 1.790 cerevjarias até o final de junho.

Enquanto é um crescimento sem precedentes, Herz indicou que os líderes da indústria não estão preocupados com o fato do mercado chegar a um ponto de saturação nos EUA.

"O assunto da saturação e muitos SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) aparece uma e outra vez, mas essa não é a questão", disse Herz. "A questão na realidade é: 'Qual é o limite?'. E eu acho que estamos em um momento no qual as grandes cervejarias começam a perder SKUs para cervejarias pequenas e há então uma localização no mercado."

Nos Estados Unidos, uma cervejaria artesanal é definida como uma que produz menos de 6 milhões de barris por ano (por volta de 700 milhões de litros), não tem mais do que 25% da companhia controlada por membros da indústria de bebida alcóolica não-artesanal, e pelo menos 50% do volume de sua produção é de cerveja puro malte.

O market share das cerevjarias artesanais nos Estados Unidos - 7% em termos de vendas e 5% em termos de volume - continua relativamente pequeno. Mas está crescendo.

"Eu acho que você tem uma indústria forte e madura evoluindo," disse Herz. "A habilidade de produzir cerveja artesanal ficou um pouco mais fácil com equipamento. A demanda está aí... Não é todo dia que você vê uma indústria dominada por companhias internacionais gigantes abalada por companhias pequenas."

Por aqui, temos muito a aprender e muito caminho a percorrer...

Fonte: Ed Sealover para o Denver Business Journal

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