12 de set. de 2011

Porque o sabor não poderia melhorar

A Brahma orgulhosamente lança agora uma latinha que se transforma em... copo? Trata-se do "Brahma Copaço", uma lata de cerveja de 350ml que, após retirado o lacre, se transforma em copo, com a abertura total da tampa.

Segundo a Brahma, em nota à "Exame", a criação do produto foi baseada em grupos de pesquisas mensais realizados pela Ambev, com mais de 2,5 mil pessoas. Durante o estudo, a equipe da marca concluiu que existe uma preferência do público por consumir a cerveja com a experiência do copo, mas com a conveniência da lata.

Mais parece uma vontade de, NOVAMENTE, "fazer barulho" com uma "inovação" fútil para um produto sem personalidade. Afinal, não faz muito tempo, fizeram auê pelo simples fato de mudar a cor das latinhas da mesma marca, ainda mantendo a mesma paleta, aliás o melhor teria sido dizer "mudar a posição de utilização das mesmas cores nas suas latinhas".


É interessante observar que as pesquisas mensais analisam as preferências de consumo no que se refere a embalagem, e, até o momento, nenhuma ação tenha sido tomada com base nessas pesquisas no que diz respeito a análise de aspectos relativos ao paladar do produto. Será que o paladar já foi levado em conta?

A experiência de beber cerveja em um copo é prazerosa por motivos que eles, convenientemente, ignoram.

O ato de apreciar um alimento, ou uma bebida, começa sempre pela análise de sua aparência, como parte do processo seletivo do apetite (obrigado Cervas Fortal pela ótima frase!). Na cerveja, isso inclui análise de aspectos como a coloração do líquido, a espuma (sua cor, formação, duração, etc.), a transparência (ou não) e brilho do líquido, a carbonatação que pode - ou não - ser aparente aos olhos, etc. Obviamente, o apelo visual da cerveja também é maior quando servida no copo certo, enobrecendo o produto, deixando-a com um apelo maior, além de certamente ajudar na percepção dos aromas da cerveja.

Eis o maravilhoso Copaço
Que tipo de experiência prazerosa pode-se obter de um copo/lata de alumínio leve que, assim, não ofereça transparência para analizar o líquido? É realmente prazeiroso colocar a boca diretamente no alumínio da lata e sentir gosto metálico misturado com a cerveja? (e desta vez não pelo taint tão comum de cervejas de massa, mas por simplesmente chupar uma lata).

Também preocupa o que uma invenção dessas poderia causar ao meio ambiente.
Antes, uma latinha inteira - com sorte - ia para a reciclagem de uma só vez. Agora são dois pedaços de uma mesma lata descartados em dois momentos diferentes, a primeira é a tampa, ao abrir a lata, e o outro é o copo/lata, ao acabar o líquido. Imagino vários bebedores "descolados", arrancando a tampa da lata/copo, jogando-a em qualquer lugar e saindo por aí com sua lata-copo, chupando alumínio, para depois descartar separadamente da tampa.

A nova embalagem será vendida, numa primeira fase, em supermercados de São Paulo.

Decepciona ver que o mercado de cervejas de massa continua inventando muito em embalagens e propaganda, mas raramente melhora a qualidade do que realmente importa. É nisso que dá colocar marketeiros para "fazer cerveja".

Fontes:
http://www.sidneyrezende.com
Diário de Notícias
Agência Financeira
Cervas Fortal

2 comentários:

  1. Realmente não dá para remar contra a maré. As cervejas comuns, fabricadas para a massa não se ligam muito na qualidade do líquido. São tão diferentes que têm o mesmo princípio e vem da mesma fábrica geral. A AMBEV faz cerveja pra pingunço, não adianta dizer pra um cara q tem Skol como melhor cerveja que ele pode gastar um pouco mais e saber realmente o que cerveja é. Ele não vai querer trocar sua garrafa de 600 ml custando três reais por outra de 500ml custando 12, 13 e até 20 reais.

    De qualquer forma, adorei a ultima frase. Realmente colocar pessoas que apenas querem números altos nas vendas para trabalhar com qualidade de cevada é um erro.

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  2. Concordo com a preocupação com meio ambiente, espero que possa ficar a rodela de cima presa para depois ser empurrada de volta para dentro.
    Mas não acho que seja problema a questão do gosto. Todos estamos acostumados a beber cerveja na lata e quem prefere o copo, derrama no copo, a Brahma não está obrigando ninguém a beber na lata, apenas está nos dando uma experiência melhor com ela.
    Excelente BLOG!! Continuem bombando! (o chopp e o blog)

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